top of page
Foto do escritorPsicóloga Ana Maria Favero

"Aceitar-se é ter saúde mental"


Segundo Rogers, todo processo de autoconhecimento consiste na percepção descritiva, ou seja na autoimagem e na percepção avaliativa que um indivíduo tem de si mesmo sozinho e de si mesmo em relação a outras pessoas e objetos em seu ambiente.


Na maioria dos indivíduos esse autoconceito nem sempre é consciente; ou seja, o autoconceito não considera a imagem e autoavaliação que estes fazem de si mesmo.


O autoconceito é algo que vai surgindo em um processo; é fluido, dinâmico. Sua formação acontece através das experiências de relacionamentos interpessoais desde a mais tenra infância.


Nesse processo de relacionamento com as figuras parentais, irmãos, familiares e por toda sua vida de experiências, esse autoconceito, (Self X Self Ideal) vai se formando e passando por redefinições constantes.


É extremamente importante que o indivíduo, em seu processo de autoconhecimento em um trabalho de acompanhamento psicoterapêutico, consiga, ao longo de sua jornada, diferenciar entre seu Self positivo (o Eu real) e o Self negativo (o ideal).


Para Rogers, aceitar-se como se é, é uma forma de estar mais perto de si mesmo, de seus valores reais, de seu estado atual enquanto pessoa.

Assim, a defasagem entre o "que eu sou" e o "que eu gostaria de ser" é um importante indício do grau de aceitação, de consideração positiva que o indivíduo tem em relação a si mesmo.


Como você se percebe em seu processo de autoconhecimento?


Consegue perceber/diferenciar seus comportamentos, atitudes observando o que é real e o que ideal?


Consegue ser verdadeiro/a, autêntico/a consigo próprio/a?


Um bom profissional da psicologia pode te ajudar nesta caminhada.

Saúde mental é Vida!!!

Ana Maria Favero Martin


Deixe seu comentário, suas dúvidas. Fale comigo.


3 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

Aceitar-se é sinônimo de saúde mental. Todos nós temos nossos pontos e características positivas e negativas. Não é o Outro o suposto problema em nossas vidas; somos todos seres em evolução neste planeta. Considerando as dificuldades de cada pessoa, muitas vezes, é um movimento de resistência, de não querer assumir sua negatividade, suas sombras. Assim, ora um, ora outro usa da projeção para não encarar as dores profundas que residem no próprio ser que "aponta o dedo" ao outro, e julga sem a menor compaixão. O processo de autoconhecimento é imprescindível a todos. A terapia como processo de saúde mental deveria estar presente na vida de todos. Invista em sua saúde mental, emocional e espiritual. Somos um todo complexo. Não…

Edited
Like
bottom of page